Libertando-nos destes ideais, a escola deve ser organizada de forma agradável, com espaços físicos e pedagógicos organizados com o objetivo de desenvolver a aprendizagem e promover a socialização dos saberes. A sala de aula deve ser ampla e diversificada, permitindo que os alunos tenham contato direto com os materiais de apoio e de estudo. O Professor, visto como mediador na construção do conhecimento, deve elaborar aulas instigantes e estimuladoras, que desenvolvam a todos conforme as necessidades e características de cada um. A observação, a experimentação e a descoberta devem estar presentes no dia-a-dia dos alunos. Além disso, estes devem ser valorizados com relação ao conhecimento já possuído. A multiculturalidade, a diversidade cultural, é aliada nesse momento, pois serve como ponto de compartilhamento e desenvolvimento de concepções e idéias. A abordagem desta no cotidiano e no currículo escolar, de forma a reconhecer e valorizar as inúmeras culturas existentes permite que se promova um diálogo com o contexto sócio-cultural, estabelecendo a cultura como contexto da prática pedagógica.
Portanto, sendo a pedagogia vista como ação política e pedagógica, a escola, a sala de aula, deve ser um ambiente estimulador, aberto à diversidade cultural e a cidadania, com aulas que despertem o desejo de aprender e desenvolvam a capacidade de continuar aprendendo, objetivando formar e desenvolver cidadãos aptos e reflexivos, críticos e investigativos do mundo à sua volta, com concepções éticas e morais voltadas à democracia, à solidariedade, ao respeito, à cooperação, à valorização e à evolução, compondo e desenvolvendo suas concepções de mundo, seus paradigmas e seus aspectos cognitivos e afetivos.
Bibliografia Consultada:
GADOTTI, Moacir. “Identidade cultural e Itinerário educativo”, disponível em PDF:
http://www.paulofreire.org/Institucional/MoacirGadottiArtigosIt0024
(Acesso em 22/03/11)
Pedagogia: Planejamento, processos pedagógicos, problemas contemporâneos/ Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2011.
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