quarta-feira, 11 de maio de 2011

Diversidade Escolar e Evolução Cognitiva

Para podermos entender o porquê da existência da diversidade na escola temos que compreender que a cultura de um sujeito depende da localidade e do tempo, pois a cultura de uma localidade para outra muda, bem como com o passar do tempo também ocorre mudanças, outro fato que influencia na cultura é a mistura de etnias, e consecutivamente com isto surgem novas culturas na mesma localidade. Não se pode dizer que é fácil trabalhar em um local onde exista tanta diversificação.


No método tradicional não se importavam com isto, era trabalhado com todos da mesma forma, o professor ditava as regras de sua sala e os alunos tinham que seguir, tudo era imposto, até mesmo pelos pais, e as crianças não tinham vontades próprias, sentimentos, direitos. Mas com o tempo ficou perceptível a necessidade de mudanças, mudanças estas em um contexto geral, inclusive na educação, ou seja, uma educação onde o respeito a etnia, religião,classe social, e a vivência com que o sujeito traz até o momento deve-se ser respeitado. Mas para que isto ocorresse foi indispensável uma transformação. A educação se estendeu a todos, com a consciência da realidade, pois só assim se criou outras relações sociais e políticas, a consciência de seus direitos e a capacitação dos sujeitos leigos. Desta forma conseguiu-se colocar as classes menos favorecidas a adquirir um ensino de qualidade, despertando o lado cognitivo e consequentemente inseri-las e incentiva-las a estar e permanecer nos meios de comunicação. Quando se tira este direito da pessoa e a coloca em um local que a aborrece, ocorre o desestímulo, e consecutivamente não se despertará o seu lado cognitivo...


A partir do momento em que se desperta o lado epistemológico do sujeito, ele se sente mais incentivado, estimulado a estudar, e consecutivamente adquire uma melhor qualidade de vida, uma vida mais independente. A partir das descobertas citadas acima chegou-se ao contexto que um sujeito respeitado, sem as imposições arcaicas, sem o método de deposito bancário (Paulo Freire), ao respeitar as diversidades do sujeito a evolução da criança em direção do conhecimento é mais produtivo.


Referências Bibliográficas
www.paulofreire.org/pub/institucional/.../identidade_ cultural. pdf


Pedagogia: planejamento, processos pedagógicos, problemas contemporâneos./ Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2011.

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