sábado, 28 de maio de 2011

A Inclusão e o Preconceito a Diversidade, Vamos Mudar Este Quadro!


Já se passaram mais de 20 anos da promulgação da Constituição que prevê “Igualdade de Condições para Acesso e Permanência na Escola”, na educação contemporânea em menor quantidade mas infelizmente ainda é grande o palco do preconceito,seja na educação ou em outras esferas, como por exemplo na diversidades culturais(à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura que refere a crenças,comportamento,valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade) ou no que tange a questão de pessoas com diversidades culturais(à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura que refere a crenças,comportamento,valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade), pessoas especiais (portadoras de síndrome de down, deficiências físicas ou mentais).
Nesta poucas linhas vou me ater em comentar a respeito da inclusão de sujeitos especiais, no qual o preconceito faz que muitas pessoas ainda achem que elas não conseguem aprender e por este motivo as devem deixar de lado, pensam que as mesmas devem ficar só brincando para passar o tempo, e infelizmente não só o quadro de funcionários das escolas que pensam desta forma , é muito triste saber que muitos pais, de outras crianças tidas como normais não aceitam seus filhos se relacionando com crianças especiais, chegam a chamá-las de “crianças retardadas”, e por este motivo devem ficar bem longe de seus filhos. A inclusão apesar de ser garantido por lei ainda continua sofrendo com preconceitos por grande parte da sociedade, isto se deve a dificuldade que muitas pessoas têm de conviver e aceitar o diferente, com o que é socialmente considerado normal, em várias pesquisas foi descoberto que até mesmo os familiares demoram a aceitar a situação, a aceitação só começa a partir que se informam sobre o problema que esta criança tem e que ela vai poder se desenvolver, basta que ela seja motivada.
Não podemos esquecer que a escola tem um papel muito importante para mudar este quadro e erradicar qualquer forma de preconceitos, pois a partir da escola podemos transmitir princípios, valores que poderão mudar uma futura sociedade, formar sujeitos que não tenham dificuldades de conviver com o diferente.Não basta que as escolas cumpram com a lei somente matriculando as crianças especiais, precisa-se que se envolvam com a causa, de condições para que elas desenvolvam-se, sabemos que não existe nenhuma cartilha ou manual de instrução onde nos diz como lidar com crianças especiais, mas sabemos que é indispensável que a equipe escolar(do porteiro ao diretor) una-se para lutar em prol da aprendizagem de todos, mostrar para os alunos e seus familiares que a inclusão é muito importante e benéfico a todos, pois no convívio com o diferente elas exercitaram a tolerância e o respeito, já é nítidos, e notório que a inclusão despertou nas crianças o senso de responsabilidades pelo bem estar de todos, como por exemplo um fato cotidiano que ocorre na escola EMEF João XXIII, em São Paulo onde existe vários caso de deficiência visual, quando está criança com baixa visão é auxiliada por um/a colega de sala no andamento das atividades de leitura e escrita, a atitude desta aluna ao auxiliar a/ao amiga/o mostra que a inclusão desperta a solidariedade e cooperação do sujeito,e uma melhor aprendizagem em ambas as partes, este é apenas um entre tantos exemplos que podem ser observado no dia a dia das aulas. O professor deve contar com profissionais especialistas para trabalhar com a inclusão, mas também deve mostrar para os outros alunos que o auxilio deles juntamente com esta criança especial é indispensável para o bom andamento das aulas e aprendizados de todos,ou seja todos aprendem a trabalhar em conjunto, em sociedade, e que os seres humanos sempre aprendem uns com os outros e precisam uns dos outros para viver e construir um mundo melhor.

Referência bibliográficas:

PT.wikipedia.org/wiki/diversidade-cultural

A escola que é de todas as crianças:WWW.novaescola.org.br

INCLUSÃO-É hora de aprender: WWW.novaescola.org.br


INCLUSÃO- Vamos lutar contra o preconceito: WWW.novaescola.org.br

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