terça-feira, 31 de maio de 2011

Tempos e Espaços Escolares: como organizar?


A organização dos tempos e espaços escolares vem sido discutida há muitos anos. Antes mesmo de se falar em ciclos e progressão continuada, o ingresso nas escolas públicas era absolutamente seletivo. Os freqüentadores eram pertencentes às camadas mais altas da sociedade, eram os mais favorecidos economicamente, mas também culturalmente, por exemplo: a realização dos exames de admissão para ingresso no antigo ginásio. Para estudar, os alunos precisavam possuir, como nas palavras de Pierre Bordieu, citadas pelo Prof. João Cardoso na tele aula do dia 25/05, “um bom capital cultural”.
Com a Constituição de 1988, foi estabelecido o ensino obrigatório para todos. Com isso, ocorre a ruptura com a organização seriada de ensino. A partir daí, se iniciam os debates de qual a melhor forma de se organizar os currículos. Os Estados de SP, MG e PR começaram a introduzir a reorganização do Ensino Fundamental em ciclos. Como exemplo, podemos citar a implantação do ciclo básico de dois anos em São Paulo, no qual se pretendia, nesse período, alfabetizar as crianças. Acontecimentos como este, revestem-se de sentido pedagógico e político de confrontação com formas anteriores de organização escolar.
O sistema de ciclos tem base no regime de progressão continuada, uma perspectiva pedagógica em que a vida escolar e o currículo são assumidos e trabalhados em dimensões de tempo mais flexíveis. Nos ciclos, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, a avaliação deve ser feita no dia-a-dia da aprendizagem, de diversas formas, incorporando-se à educação formal a experiência de vida trazida pelo aluno do seu universo familiar e social. Nesse mesmo sistema, o ensino fundamental possui dois ciclos: um de primeira à quarta série e outro de quinta à oitava.
De acordo com Freitas, os ciclos proporcionam redefinição de tempos e espaços da escola, enquanto a progressão continuada é instrumental – destina-se a viabilizar o fluxo de alunos e tentar melhorar sua aprendizagem com medidas de apoios


Mas afinal, como a Escola deve ser organizada?

Mudanças em educação demandam tempo. Para que haja reformas na organização de espaços realmente satisfatórias, é preciso que primeiramente, haja uma socialização entre integrantes da escola, pesquisadores, educadores e um olhar atento tanto no futuro, quanto no passado histórico deste tema.
Devemos estar preparados e lutar para uma nova organização, onde o professor seja valorizado, os alunos sejam respeitados e estimulados, e haja constante parceria entre comunidade e educação formal, não-formal e informal. O que se busca é um ambiente acolhedor onde seja possível a entrada e formação de alunos, com tempos e espaços organizados da melhor forma possível, permitindo que todos possam aprender, evoluir e desenvolver-se. Queremos uma escola onde haja justiça, cidadania, ética, cooperação, igualdade e aprendizado, todos interligados.



REFERENCIAS:
Ciclos, Seriação e Avaliação: Confronto de lógicas – Luís Carlos de Freitas – Ed. Moderna São Paulo,2003.
Pedagogia: planejamento, processos pedagógicos, problemas contemporâneos. Universidade Metodista de São Paulo/São Bernardo do Campo, 2011.
Links:
http://metodistasp.eduead.com.br/eduead/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=26553
http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=63
Constituição de 1988, disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm
Lei de Diretrizes e Bases, disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm


IMAGENS DISPONIVEIS EM:

http://servicosocialescolar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário