domingo, 29 de maio de 2011

O Contexto da prática pedagógica e o contexto sócio-histórico dos alunos


Podemos começar falando da insegurança dos professores com o comprometimento do processo ensino-aprendizagem de forma que é necessário à busca de uma nova reflexão no processo educativo, onde o profissional passe a vivenciar essas transformações de forma a beneficiar suas ações podendo buscar novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo ensino-aprendizagem com seu aluno. A aprendizagem escolar no Brasil, está a serviço de uma pedagogia dominante que, podendo ser identificado como modelo social liberal conservador. A sociedade prevê e garante aos cidadãos os direitos de igualdade e liberdade perante a lei. Cada indivíduo pode e deve, com seu próprio esforço, livremente, contando com a formalidade da lei, buscar sua auto-realização pessoal.
Fazendo uso de novas tecnologias de informação e de comunicação no processo educativo sob a perspectiva construtivista, apontamos desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a prática pedagógica. Devemos entender também que a pratica pedagógica é incluída a formação continuada do professor devendo aprimorar a teorias das tendências pedagógicas buscando soluções para os problemas que enfrentam em sala de aula, classificando uma a uma buscando melhor desempenho acadêmico, seguindo uma linha atenta que permite avaliar sua competência e habilidade, procurando agir com eficiência e qualidade de atuação, as intenções ou tendências pedagógicas são referências norteadoras da prática educativa
Atentando ao contexto sócio-histórico do aluno, a pedagogia que percebe o aluno como sujeito ativo de sua interpretação, vendo ele de maneira única, mas com capacidade de produzir conhecimento fazendo assim com que o aluno se torne um aluno/leitor fazendo uso da leitura em todas as situações de interação modificando pensamento de que a leitura é decodificação de códigos gráficos. Com isso, será possível entender os diferentes tipos de linguagem que circula na sociedade.
Visto que as práticas de leituras precisam fazer com que esse aluno/leitor transforme seu pensamento e melhorando sua criticidade como indivíduo. Ou seja, de nada adianta promover leituras pelas quais não permitirão que o leitor crie e recrie seu significado, as ações sociais e o seu posicionamento. A partir disso o professor deve formar leitores questionadores, capazes de se situar conscientemente no contexto social e, ao mesmo tempo, capazes de acionar processos de leitura, praticados e aprendidos na escola, no sentido de participar do processo interativo de comunicação.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbbR9AY4u7TkjBeo5yIESQtqGfp4rPG5WwlL2ViMx0fM3o4jB8Is0YXp-Ic67MHmKdaTBtE-AREo11V17Rf8U3AD1I5vkaR7gQWMQpAiwynFozW1LAaeiGRZHHDE0q8AjXVT6alfzy6YnU/s400/Picasa14.jpg
http://www.ufsm.br/lec/01_00/DelcioL&C3.htm
http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/a-pratica-pedagogica-educacao-atual.htm
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_20588/artigo_sobre_a_leitura_no_contexto_escolar

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