sábado, 28 de maio de 2011

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM ACOES PEDAGÓGICAS


O processo de planejamento participativo da unidade escolar se inicia com dialogo para se conseguir democracia e comprometimento dos interesses da maioria da população, o interesse coletivo tem grande importância para uma boa qualidade de ensino, participação essa que é necessária a participação de professores, dos funcionários, dos alunos, dos pais e comunidade onde a escola estiver inserida.
Existem vários fatores que interferem no processo pedagógico e comprometem a qualidade de ensino, mas para um bom funcionamento, a escola precisa planejar ações e acompanhar a execução do plano de ação proposto, isso pode ser executado é uma questão de gestão do trabalho pedagógico. Podemos ver que se tivermos equipe pedagógica e professores da escola pública de educação básica, mantendo uma pesquisa qualitativa, teremos a proposta pedagógica realizada que contribui para um melhor resultado na aprendizagem, tendo em vista a qualidade de ensino na escola pública.
Após esse processo pedagógico entende-se que a construção do conhecimento pode ajudar o educador em seu trabalho, conhecer como se da o conhecimento no processo pedagógico possibilita o professor aumentar sua competência fazendo com que seu trabalho se torne mais efetivo, digno e realizador no sentido de favorecer o desenvolvimento profissional do aluno e sua própria condição intelectual.
Vimos à importância da participação da família no desenvolvimento escolar da criança, ela é a base essencial e quando eles se interessam pela educação de seus filhos os alunos sentem uma maior motivação e desenvolvem atitudes positivas em relação à aprendizagem.
Avaliar a produtividade neste contexto, não é simplesmente atribuir notas é sim a avaliacao do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, direcionando o esforço empreendido no processo de ensino e aprendizagem, melhor abordagem pedagógica essa avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes.

Referencia Bibliográficas:
http://www.fclar.unesp.br/publicacoes/revista/gestao.html
http://www.ceap.br/artigos/ART13022011152018.pdf
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2480-8.pdf
http://www.franca.unesp.br/oep/Eixo%203%20-%20Tema%201.pdf
http://www.gestiopolis.com/Canales4/ger/avaliacao.htm
http://www.pedagogiaaopedaletra.com/wp-content/uploads/2010/12/planejamento_-150x150.jpg

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